Posts

O uso da letra cursiva na escola

cursiva

A tão tradicional letra cursiva está fadada ao desaparecimento. Surpresos? Pois é, parece que a revolução na escrita já começou. Em publicação do Estadão a manchete foi: – EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas. Entenda-se letra de mão como letra cursiva. A reportagem continua assim: “O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).

Não podemos esquecer que um número considerável de escolas americanas se utilizam de novas tecnologias. Já o Brasil, um país de proporções gigantescas, tem áreas que nem papel e lápis tem para as crianças, e cá para nós, nem escolas têm, quanto mais uso de computadores. Então entendemos que por aqui as mudanças serão muito lentas para alguns e para outros nem tanto, teremos ainda um longo tempo para polêmicas e discussões. O fato é que até hoje crianças são obrigadas a fazer cadernos de caligrafias, mesmo quando a escola não os obriga a isto, os pais acham que é seu papel fazê-lo.

E para apimentar o debate no Brasil a respeito do assunto, importante é ouvir também a opinião de Sílvia Colello, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização da Faculdade de educação da USP (Feusp). Para Sílvia a letra cursiva não vai cair em desuso pois existem práticas atuais, como deixar um bilhete ou fazer lista de compras do supermercado, que continuarão a existir. Para Sílvia é desaconselhável o ensino mecânico da escrita no qual as crianças apenas preenchem cadernos de caligrafia e isso ocorre aqui no Brasil, pelo menos, há duas décadas. E que na prática é o que ainda se vê em muitas escolas, levando alunos já no 9º ano com uma letra cursiva bonita, mas que não dominam a linguagem. Sílvia reforça que não interessa um aluno copista, é necessário que o aluno tenha o seu próprio discurso e que aprender a escrever é dar voz ao sujeito para que ele possa ser senhor da sua palavra, usar a escrita de modo criativo.(TERESA PLENS MANFREDINI, Contemporaneidade ameaça letra cursiva. O assunto tem preocupado os profissionais da área, texto publicado em Notícias e Debates, 2011.)

É importante levar em consideração que o uso da letra cursiva não precisa ser banido das escolas, mas que se dê a opção da criança escrever de maneira que não prejudique seu aprendizado. Muito interessante o que nos falou Vitor da Fonseca, no Congresso Internacional de Educação, realizado na Bahia em setembro de 2014: – Com o desaparecimento da letra cursiva as habilidades motoras finas devem ser desenvolvidas através do uso de instrumentos musicais, jogos e brincadeiras, pois não podemos perder os movimentos digitais finos, característicos do humano. Pois, todo processo motor, seja ele amplo ou fino interfere na aprendizagem.

Obviamente temos que discernir o que é realmente importante. Como tudo que é novo nos causa estranheza cabe avaliar com cuidado a questão. No entanto, não podemos deixar de levar em consideração que a letra cursiva é pouco usada em todo tipo de informação que nos rodeia e muitas vezes a fluidez do pensamento fica comprometida devido a preocupação que a criança e o jovem aprendiz tem nas fases iniciais da alfabetização com a escrita, ou seja, o texto fica empobrecido pela cobrança da perfeição com que a letra tem que ser escrita e sua real função que é a comunicação e a compreensão do texto fica relegada a segundo plano. Além do mais com o uso das novas tecnologias ler e escrever sofrerão mudanças significativas e temos que ter capacidade analítica para percebê-las e aceitá-las. O nosso compromisso deve ser com a qualidade da aprendizagem e consequentemente com a riqueza dos textos escritos.

Texto produzido Por : Rita Simone R. C. Amado

Psicóloga e Psicopedagoga

Especialista em Desenvolvimento da aprendizagem

Dez/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s