Posts

Maquiagem para quê?

maquiagem

Na Idade Média, as crianças eram tratadas como adultos em miniaturas, agiam como seus pais, vestiam-se como eles e até carregavam pequenas armas, era um período curto da vida que logo transitava para a fase adulta. Após o século XVIII, a infância ganhou uma visão mais romântica e as crianças passaram a ter uma imagem de pura inocência, e começam a ganhar cuidados especiais. Na vida pós-moderna parece que vivemos um conflito entre as fases, queremos nossos filhos inocentes e, no entanto, estimulamos atitudes de adultos. Eles têm brinquedos cada vez mais tecnológicos, recebem uma gigantesca gama de informações, ouvem música de qualidade duvidosa, são incentivados e expostos ao consumo e, principalmente as meninas, mesmo tão pequenas, pintam as unhas, usam maquiagem e agora são levadas em salões especializados para elas, fazem até festa de aniversários em ambientes assim.

Uma coisa é incentivarmos o faz de conta, a brincadeira em que meninas adoram copiar suas mães, usando seus sapatos, colocando a toalha na cabeça para sacudirem os cabelos, usarem maquiagem, etc. Atitudes saudáveis, pois estão projetando a feminilidade e imitando suas mães, imagens ideais para elas. Outra coisa é saírem pintadas para a escola, para o shopping, para a festa dos coleguinhas.

A psicóloga e psicopedagoga Eliana de Barros Santos diz que atitudes desse tipo podem ocasionar uma criança precocemente erotizada pelo uso de roupas e outros pertences do mundo adulto, ficando muito exposta e adotando atitudes que não condizem com sua condição. Essa situação, segundo a psicóloga, gera crianças caricatas que, num futuro próximo, quando adolescentes, podem se apresentar amadurecidas demais, envelhecidas e, de certa forma, tristes por não terem exercido a sua infância. Enquanto outras podem retroceder e viver como eternas meninas, ou seja, deixando de curtir uma fase extremamente importante para o seu desenvolvimento.

Cada fase da vida traz marcas importantes para as mudanças de comportamentos que devem ser levados em consideração pela família. Vai chegar a hora do sapato alto, da maquiagem e até mesmo da sensualidade. Mas, agora é a hora de brincar, e pode ser até brincar de ser igual a mamãe ou a titia, o que é muito diferente de viver isso como uma realidade que as leva para um mundo em que a maturidade emocional ainda não existe.

Por:* Rita Amado, psicóloga e psicopedagoga

Bibliografia:

Bueno, Mariana.  Crianças que se maqueiam  como adultos podem ter problemas.

http://ela.oglobo.globo.com/beleza/maquiagem/crianca-pode-usar-maquiagem-questao-divide-pais-especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s